Ação de consciencialização para a prevenção dos maus-tratos

Ação de consciencialização para a prevenção dos maus-tratos

Inserida no Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude, a Comissão de Proteção a Crianças e Jovens (CPCJ), aliada à Comissão Nacional e a todas as CPCJs do país, promoveu hoje, dia 20 de abril, no Estádio Municipal de Alcácer do Sal, uma ação de consciencialização para a prevenção dos maus-tratos, com a concretização de um laço azul humano por parte de 221 alunos do ensino pré-escolar de Alcácer do Sal - Agrupamento de Escolas de Alcácer, Centro Cultural dos Bairros de S. João e Olival Queimado e Centro Infantil de Alcácer do Sal - Universo da Brincadeira. Antes disso, as crianças tiveram a oportunidade de participar em jogos, dinamizados pelos técnicos do setor de desporto da Câmara Municipal de Alcácer.

As camisolas azuis foram oferta da União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana e Arlindo José Passos, presidente da UFAS, marcou presença no evento.

A Campanha do Laço Azul - Blue Ribbon - nasceu em 1989, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus tratos aos seus netos levou Bonnie a alertar a comunidade para este problema da sociedade atual, muitas vezes camuflado no seio familiar. O conceito baseou-se então em "fazer com que as pessoas se questionassem". E porquê azul? A cor azul foi especialmente escolhida como constante lembrança aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.

Newsletter

O seu email será usado única e exclusivamente para enviar as nossas newsletters. (Política de Privacidade)