Vila Romana em Santa Catarina

Vila Romana em Santa Catarina

Identificada em 1977 devido ao alargamento de uma rua na aldeia de Santa Catarina de Sítimos, só em 1986 foi possível começar os primeiros trabalhos de escavação, direcionados para definir a área arqueológica. Os trabalhos arqueológicos estiveram parados vários anos e só em 2006 e 2007 se deu início à escavação em área deste núcleo arqueológico.

Embora a área intervencionada seja escassa para definir com rigor as diferentes fases de ocupação das estruturas, as escavações permitiram descobrir vestígios de dois núcleos de ocupação nesta área, que integrariam uma importante Villa Romana.

De realçar a identificação de uma grande natatio/piscina com a respetiva escadaria de acesso ao interior, que provavelmente fará parte de uma estrutura termal.

Até ao momento, as escavações arqueológicas revelaram uma ocupação humana desde meados do século I A.C. que terá durado até aos séculos V/VI. Posteriormente, em contexto Islâmico, assiste-se a uma presença humana ainda em moldes pouco claros, sucedendo o mesmo após a conquista Cristã de 1217, vindo dar à aldeia atualmente existente e cuja igreja encontra-se referida no século XIII.

A intenção do município é criar um núcleo museológico em Santa Catarina, onde serão expostos os objetos encontrados.

Acesso:

Estrada nacional entre Alcácer do Sal e Évora, com desvio assinalado para Santa Catarina. A área arqueológica localiza-se no meio da aldeia e, nesta fase do projeto, é de acesso livre. Para efetuar uma visita guiada, pode contactar o Posto de Turismo ou o Gabinete de Arqueologia, com alguns dias de antecedência.

Fonte: Webite da CMAS